Oratória e homilia: 5 dicas para comunicar melhor a mensagem do Evangelho

Categorias Sacerdócio
homilia

A experiência da homilia e a pregação é uma constante na vida de um padre. Muitos podem, inclusive, fazer o sadio questionamento sobre como ir sempre além na qualidade e na comunicação da Boa Nova. Para uns, a tarefa pode ser vivida de modo simples e sem complicações; para outros, no entanto, há limites – timidez, falta de prática ou mesmo a falta de tempo – que precisam ser superados.

Na Evangelii Gaudium, o Papa Francisco dedica um trecho do texto para abordar especialmente essa temática e enche de esperança o coração dos pastores com suas palavras: “Renovemos a nossa confiança na pregação, que se funda na convicção de que é Deus que deseja alcançar os outros através do pregador e de que Ele mostra o seu poder através da palavra humana.” Evangelii Gaudium, 136.

Confira, neste material, algumas dicas que podem ser decisivas na preparação e execução da homilia feita por você:

1. Dedique tempo para rezar com a Palavra e preparar a pregação

Mesmo com a infinidade de compromissos e tarefas que um sacerdote desempenha no seu ministério, o Sumo Pontífice é categórico quando afirma: “atrevo-me a pedir que todas as semanas se dedique a esta tarefa um tempo pessoal e comunitário suficientemente longo, mesmo que se tenha de dar menos tempo a outras tarefas também importantes. A confiança no Espírito Santo que atua na pregação não é meramente passiva, mas activa e criativa.” (EG, 145) A homilia está dentro das tarefas mais ordinárias na vida de um padre e, por ser assim – parte do cotidiano –, precisa ser vivida com zelo e amor, pois certamente vai transbordar na vida dos fiéis.

2. Seja fiel à Verdade contida na Palavra

O Papa Francisco, quando recomenda a preparação como um aspecto fundamental na pregação do evangelho, fala sobre o “culto à verdade”, que sugere aproximar-se do texto bíblico de modo humilde, buscando compreender sincera e honestamente o que o texto diz. “É a humildade do coração que reconhece que a Palavra sempre nos transcende, que somos, não os árbitros nem os proprietários, mas os depositários, os arautos e os servidores. Esta atitude de humilde e deslumbrada veneração da Palavra exprime-se detendo-se a estudá-la com o máximo cuidado e com um santo temor de a manipular.” (EG, 146)

3. Deixe-se confrontar e conformar pela Palavra

“Quem quiser pregar, deve primeiro estar disposto a deixar-se tocar pela Palavra e fazê-la carne na sua vida concreta” (EG, 150). Longe de encarar essa premissa como um peso, é preciso deixar-se mover por este desejo: de ser tocado pelas palavras de Cristo. Essa experiência, além de transformar a vida do ministro, fecunda a vida de quem ouve. Quando se trata de um coração reto em buscar a ação de Jesus – por meio de Sua Palavra – na própria vida, é praticamente impossível não ser movido por ela e, assim, proclamá-la com amor e eficácia.

4. Esteja atento ao que o povo de Deus precisa escutar

“Um pregador é um contemplativo da Palavra e também um contemplativo do povo.” (EG, 154) A sensibilidade ao que as pessoas de sua comunidade vive, como respondem aos acontecimentos da vida, como acolhem a providência de Deus na vida ordinária… Todos esses aspectos são importantes no momento da homilia. O pastor não apenas comunica a direção para as ovelhas, mas percebe, em meio às sutilezas do Espírito Santo – que fala conosco e nos comunica Seus Dons – qual é, da parte do Senhor, a mensagem que precisa ser comunicada.

5. Pense nos aspectos práticos da pregação

Há, evidentemente, toda a dinâmica espiritual que envolve a homilia. No entanto, muitos padres têm dificuldades reais com organização mental, planejamento e até mesmo ansiedade na hora de falar em público. Para completar este material, vamos listar aqui algumas dicas que podem ser úteis, do ponto de vista da oratória na homilia.

● Prepare-se com antecedência;
● Faça um roteiro mental ou, se estiver dentro das suas necessidades, por escrito;
● Não se alongue;
● Evite frases do tipo “desculpe, não me preparei…”, “desculpe, não conheço bem esse assunto…”;
● Utilize, se a homilia pedir, testemunhos de pessoas reais;

Se este texto foi útil para você, compartilhe com seus contatos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *