Coroinha: Você conhece bem as suas funções?

Categorias Coroinhas

O bom coroinha cumpre o seu serviço no altar com dedicação e piedade. Além disso, deve estar atento ao que envolve o seu ministério: conhecer minuciosamente as partes da Missa, os livros sagrados, as vestes litúrgicas e os utensílios utilizados nas celebrações. Mas não se preocupe, aos poucos você aprenderá tudo o que precisa.

Ah! Você se lembra de mim, né?! Sou o Sávio – aquele coroinha que adora partilhar com os amigos aquilo que aprendeu. Por isso hoje eu vou te apresentar cada uma das funções dos coroinhas. Veja que interessante:

Leia também: Conheça o Sávio!

Turiferário: Nome dado ao coroinha que é escolhido para manusear o turíbulo. O turíbulo é aquela peça usada para incensar – queimar o incenso. Ele é usado, em geral, nas missas festivas.

Naveteiro: É aquele que conduz a naveta na procissão. A naveta é usada para guardar o incenso que será colocado no turíbulo.

Ceroferário ou Ceriferário: É o coroinha que carrega a vela durante as celebrações. Quando as velas vão na procissão de entrada, os ceriferários caminham atrás do turiferário e do naveteiro, que são os primeiros na fila de entrada.

Cruciferário: É aquele que carrega a cruz processional durante a entrada e saída do presbitério.

Baculífero: É quem leva o báculo do bispo e fica também atrás do bispo nas procissões de entrada e saída. O báculo é uma espécie de cajado que o Bispo utiliza nas celebrações.

Mitrífero: É aquele que leva a Mitra na celebração. O coroinha que desempenha essa função deve usar um paramento chamado Vimpa, que segue a cor litúrgica do dia. A Mitra é uma espécie de chapéu com duas pontas na parte superior e duas tiras do mesmo tecido que caem sobre os ombros. E sobre a Vimpa – uma espécie de véu – você aprenderá em outro momento, quando falarmos sobre as vestes dos coroinhas.

Librífero: Coroinha ou acólito encarregado de conduzir e apresentar os Livros Sagrados (Bíblia, Missal, Lecionário, Evangeliário) usados durante as cerimônias litúrgicas. Os libríferos apresentam os livros segurando com as duas mãos.

Cerimoniário: É encarregado da organização e direção dos ofícios litúrgicos. É como um mestre de cerimônias.

Viu só quantas possibilidades você pode ter como coroinha? O serviço ao altar pode ser sempre uma novidade! A cada celebração, uma oportunidade de desempenhar novas funções. Experimente!

8 ideias sobre “Coroinha: Você conhece bem as suas funções?

    1. Olá Cleonice! O Cruciferário é o coroinha responsável por carregar a cruz processional nas movimentações de entrada, saída e procissões nas missas e solenidades.

    1. Olá Romário! Os únicos capacitados pela Igreja para presidir uma celebração são os Sacerdotes e Diáconos ordenados e em casos extraordinários os Ministros da Palavra. (CIC).

    1. Olá Ryviane! Isso depende de cada Arquidiocese ou Paróquia. Geralmente a idade mínima para ambos é de 8 anos (já na iniciação Cristã da Catequese) e a idade máxima é 21 e nesse caso, já é direcionado ao serviço de acolitato (acólitos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *