10 dicas de paramentos que você não pode deixar faltar na sacristia

Categorias Liturgia, Paramentos Litúrgicos

Você sabia que as roupas (paramentos) utilizadas pelos ministros sagrados nas celebrações litúrgicas são de origem grega e romana? Alguns escritores eclesiásticos contam que os ministros sagrados usavam suas melhores roupas, provavelmente reservadas para a ocasião. “O fato deles [os paramentos] não serem usados no cotidiano, ajuda-nos a romper com o cotidiano e suas preocupações, no momento da celebração do culto divino”, ensina o documento A vestição dos paramentos litúrgicos e as respectivas orações, do Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice [1].

Então, todo o zelo e esmero que precisamos ter com essa parte da organização litúrgica tem um fundamento e uma tradição que são belíssimos. Pensando nisso, apresentamos uma seleção especial de paramentos indispensáveis para a sua paróquia. Junto com algumas recomendações, colocamos também informações úteis sobre o significado espiritual, função ou curiosidade dos paramentos. Confira!

Casulas 

paramentosQuando se trata da casula, compreende-se que a vestimenta é destinada aos que celebram a Santa Missa. “Os livros litúrgicos usavam as duas palavras, em latim casula e planeta, como sinônimos. A oração para vestidura da casula remete ao convite de Colossenses 3:14: “Sobretudo, revesti-vos do amor, que une a todos na perfeição.” [2]

O conjunto que apresentamos é da Coleção Catedral, com bordados em dourado. São seis peças nas cores: creme, vermelha, preta, verde, roxa e rosa. Um diferencial nesta opção é a casula disponível na cor preta, ideal para missas e ofícios dos defuntos.

Leia também: Você sabe como o seu paramento deve ser passado e guardado?

Dalmáticas 

Ainda sobre as vestes litúrgicas, a Igreja ensina o porque, normalmente, são feitas em um formato largo.  “Pode-se dizer que a ‘ocultação’ do corpo do ministro sob as vestes, em certo sentido, despersonaliza-o, removendo o ministro celebrante do centro, para revelar o verdadeiro Protagonista da ação litúrgica: Cristo.” [3]

Deste modo, apresentamos uma ótima opção para os diáconos da sua comunidade. O Conjunto Catedral de Dalmáticas com bordado em dourado. São cinco opções de cores (uma de cada): creme, roxa, branca, verde e vermelha. Além, é claro, de um preço imperdível.

Conjunto para Solenidades

Na antiguidade, o que diferia as vestes litúrgicas para as roupas do cotidiano era a qualidade dos tecidos e alguns detalhes. Atualmente, embora muita coisa tenha mudado, a Arte Sacro mantém a tradição de selecionar a melhor matéria prima para a confecção de suas peças e apresenta esta opção exclusiva para solenidades.

Trata-se de um conjunto com casula e dalmática que pode ser separado para as ocasiões especiais da vida de sua comunidade. Aqui temos cinco opções de cores disponíveis: vermelha, roxa, creme, branca e verde. Detalhes em dourado.

Capa de asperge

Produzida com tecido de alta qualidade na cor creme com bordados dourados, essa capa pode ser utilizada durante o momento de aspergir os fiéis com água benta, em procissões e nas bênçãos com o Santíssimo Sacramento, assim como para ministrar sacramentos.

Veste para Ministro Extraordinário da Comunhão

Esse modelo é exclusivo e foi desenvolvido especialmente para as mulheres que servem o altar. Disponível na cor branca com bordado em dourado. Acompanha um cinto do mesmo tecido para a opção de usar a veste “acinturada”.

paramentosVeste para leitor

Padronizar as vestes do leitor pode ser uma boa sugestão para evitar os excessos nas roupas usadas no momento das leituras. Com tecido de alta qualidade, disponível na cor branca e com bordados em dourado, ela é simples e permite uma bela harmonia litúrgica no presbitério.

Veste para coroinha

Uma ótima opção para os coroinhas de sua comunidade, a túnica vermelha, no tecido Oxford e sobrepeliz branca em linhão, faz parte das diversas opções de vestes disponíveis para quem serve no presbitério.

Túnica branca

Tradicional túnica branca é confeccionada com tecido importado de alta qualidade. Com costuras e acabamentos perfeitos, além de um preço muito acessível.

Cabide para estolas

Um dos desafios na organização dos armários da sacristia é como armazenar as estolas. Pensando nisso, a Arte Sacro desenvolveu um suporte em acrílico para guardar e organizar até quatro estolas.

Cabide para casula

Em acrílico, desenhado especialmente para dispor a casula sem ocasionar marcas em seu tecido. Ideal para usar na sacristia da sua comunidade.

A Arte Sacro confecciona seus paramentos litúrgicos com tecidos sofisticados, de alta qualidade, com bordados exclusivos, e com todo respeito à sacralidade a que essas peças devem conter e remeter. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *