Dicas para conservar e lavar os paramentos litúrgicos

Categorias Dicas

Imaginemos hipoteticamente que você acabou de participar de uma celebração na sua paróquia e, depois do momento de cumprimentar e despedir os fieis, percebeu que ficaram manchas de suor, maquiagem e até outros líquidos na sua túnica. E agora? Como limpar os paramentos de forma que eles não se estraguem?  Para te ajudar a resolver esta e outras situações que podem ocorrer, selecionamos dicas preciosas na hora de lavar essas peças e garantir uma maior durabilidade.

Leia também: 10 dicas de paramentos que você não pode deixar faltar na sacristia

1. Leia atentamente as instruções na etiqueta

Antes de tudo, é fundamental observar as instruções de lavagem presentes na etiqueta do produto. Essas instruções informam os cuidados que devem ser tomados com tecidos e bordados. A maioria desse tipo de roupa pode ser lavada com água corrente, por exemplo. Use escova de cerdas macias, sabão neutro ou de coco, especialmente para as túnicas e peças que não sejam com lã fria (estas devem ser lavadas à seco). Muito cuidado com a temperatura da água e com as recomendações de lavagem.

Veja os principais símbolos na hora de lavar:

opções de lavagem

2. Separe os paramentos litúrgicos de outros itens

É muito importante separar os itens por cor mantendo as cores claras sempre juntas, assim como cores escuras e médias. Tecidos claros podem manchar se misturados com tecidos escuros. Separe também tecidos delicados de tecidos “grossos”. Existem sacos apropriados para separar roupas dentro da máquina que podem grudar pêlos. Eles ajudam muito.

Temos para vender no nosso site: protetor para lavar amito e protetor para lavar túnica. Confira!

Peças com pedrarias, bordados e tecidos finos busque uma lavanderia de confiança para a lavar.

3. Para cada tipo de mancha, um cuidado específico

Quanto mais tempo as manchas estiverem no tecido, mais difícil será sua remoção. Para os paramentos litúrgicos de cor branca, podemos pensar que usar cloro vai ajudar a manter a cor, mas o cloro deixa as peças com aspecto amarelado. Neste caso, é fundamental usar alvejante sem cloro. Observe na embalagem se o produto é para colocar na água ou direto na roupa, e se são específicos para roupas brancas ou coloridas.

Veja as principais causas de manchas e como tirá-las:

Carvão: Tira-se essa mancha esfregando-a com miolo de pão fresco;

Gorduras (Óleo, azeite): Se o tecido puder ser lavado na hora, enxágue-o com água quente (cuidado com a temperatura!) e detergente de côco. De um modo geral, essas saem com benzina, molhando uma escova na mistura de água e amoníaco e passando sobre a mancha. Em seguida repita a operação: desta vez molhando a escova na solução de água e vinagre de álcool;

Sangue: Nunca passe água quente quando a mancha for recente ou para retirar o grosso, pois isso fixaria a mancha ainda mais, tornando difícil sua remoção. Ela deve ser retirada antes de secar. Lavar com água fria e sabão. Se a mancha persistir, misture água fria com sal de cozinha e 5% de amônia. Outro processo é empregar água oxigenada de 20 vols. Em seguida, enxágue com água pura;

Suor: Deixe as roupas sujas de molho numa solução forte de água salgada ou molhe o local atingido com uma solução de água com gotas de amoníaco. Não é preciso lavar toda a roupa só para tirar a mancha de suor embaixo do braço; basta passar no local afetado um pano limpo embebido numa solução feita em partes iguais de álcool e amoníaco. Em seguida, limpe com água quente e deixar secar a sombra. Antes de passar a ferro no local que estava manchado, proteja-o com um pano, para não amarelar;

Vinho: Se a mancha for recente, passe um algodão molhado em leite morno ou mergulhe o lugar da mancha em um pouco de leite morno, levemente adocicado. Numa emergência, polvilhe na hora com bastante sal, ou esprema suco de limão. Depois, lave com água fria e sabão. Se o vinho derramado for tinto e você tiver à mão vinho branco, esfregue com este a mancha do vinho tinto. O resultado será excelente. Em seguida, lave com água e sabão.

Traças: Elas não comem lã, apenas as larvas se alimentam de lã. No caso de encontrar alguma larva ou traça no tecido guardado, este deve ser lavado e secado completamente. É importante lavar as peças que possam ter tido contato. A área onde se guarda a peça também deve ser higienizada e desinfetada. Bolinhas de naftalina como repelentes em guarda-roupas são essenciais para controlar as traças.

Gostou? Compartilhe com os seus contatos!

2 ideias sobre “Dicas para conservar e lavar os paramentos litúrgicos

  1. Gostaria de uma orientação a mais .Foi encontrado junto aos restos mortais de um Padre de nossa paroquia ,após 23 anos de falecimento suas vestes liturgicas como : casula e estola em estado perfeito de conservação .Contendo apensa algumas manchas raras em algum lugar da veste .Seria prudente lavar estas vestes ou mante-las originalmente como encontradas ? Como proceder a conservação ?Existe algum produto ?Aguardo informações .

    1. Olá Miralice! É sem dúvida um acontecimento interessante, no entanto, fica ao encargo da paróquia e de seus administradores armazená-la ou não.
      No caso da higienização completa, o risco de dano é maior. O uso de produtos menos abrasivos como vinagre ou detergente neutro pode ser uma ótima opção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *