Você sabe como o seu paramento deve ser passado e guardado?

Categorias Blog, Paramentos Litúrgicos

Pequenos cuidados no dia a dia podem fazer uma diferença muito grande na conservação dos seus paramentos, principalmente na hora de passá-los e dobrá-los. Selecionamos algumas dicas para ajudá-lo a manter suas peças da melhor maneira possível. Confira:

Deixe os paramentos recebendo vapor do chuveiro

No caso de batinas em lã fria, os amassados podem ser suavizados. Para isso, basta apenas pendurar a peça no banheiro durante o banho, deixando assim o vapor da água quente agir sobre os amassados. Depois deixe o paramento pendurado e esticado de um dia para o outro.

Utilize o ferro comum

Na hora de passar os paramentos, fique tranquilo, não é necessário um ferro diferenciado. Qualquer amassado poderá ser facilmente retirado usando apenas um ferro comum. Coloque um pano úmido entre a base do ferro e a roupa a não ficar com aquele aspecto “brilhoso”, principalmente as mais escuras.

Tenha atenção com a temperatura do ferro

Cada ferro possui uma potência, e encontrar o ponto ideal para passar as vestes é essencial para não estragar suas peças. Teste a temperatura na barra do paramento, nunca no centro.Geralmente os paramentos são decorados com bordados e brocados que podem estragar com facilidade, caso não seja tomados os devidos cuidados ao passá-los. Esses devem ser passados ao avesso.

Guarde as peças em local adequado

Depois de passar os paramentos ou suavizar o amassado, é importante armazenar cada peça em um lugar apropriado para que elas não voltem a ficar amassadas ou, até mesmo, sujas desnecessariamente. Armazene os paramentos pendurados no cabide do lado avesso. Existem capas especiais e específicas para esse tipo de peça. Não é recomendado guardar paramentos em porões ou locais com temperaturas extremas e com muita umidade.

Use cravo-da-índia para proteger de insetos

Colocar cravos-da-índia nos bolsos de batinas de lã fria, ou dentro do armário, ajuda muito a evitar que traças ataquem os paramentos.

Leia também: Dicas para conservar e lavar os paramentos litúrgicos

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *