Os 7 erros mais comuns de um coroinha

Categorias Coroinhas

Devemos servir nossa Igreja da melhor forma possível. Errar numa ou noutra coisa enquanto estamos aprendendo a exercer nossa função, acontece. No entanto, caro amigo, devemos nos corrigir para não cometermos tais erros novamente. Hoje vou te contar quais são os erros mais comuns cometidos pelos coroinhas, para que você esteja atento e preste um serviço agradável a Deus.

1.Não dar importância ao estudo

Como tudo na vida, nós aprendemos enquanto observamos e estudamos. Por isso, é inevitável e extremamente importante que você estude aquilo que aprendeu nas reuniões de formação. Como coroinha, você deve ter interesse pela liturgia, para poder desempenhar sua missão com amor. Mais do que saber servir, você precisa compreender o que é a santa Missa. Então, nada de preguiça. Seja dedicado e estude tudo o que for necessário, principalmente sobre o serviço ao altar.

Confira também os principais elementos litúrgicos da Missa. Veja no infográfico.

2.Confundir os objetos litúrgicos

É muito importante que você conheça bem os objetos litúrgicos para que não se confunda durante a celebração. Eu já vi um coroinha, certa vez, que não se lembrava do que ele deveria entregar ao padre no momento do ofertório. Talvez isso tenha acontecido por nervosismo, mas quando temos conhecimento, a chance de cometer um erro é menor.  Sem contar, que o fato de conhecermos os objetos litúrgicos já nos deixa mais tranquilos, não é mesmo?!

Leia também: Coroinha, você conhece bem as suas funções?

3.Esquecer-se da oração

Não basta estudar e desempenhar bem sua função de coroinha. Você precisa buscar a oração como algo importante para sua vida.

A oração é um diálogo com Deus, no qual, nos apresentamos a Ele como somos, nossas tristezas, nossos erros, nossos acertos. Sempre que puder, entre em seu quarto e – no silêncio – reze. Fale com Jesus como você conversa com seus amigos. Diga a Ele tudo o que você tem dentro de seu coração. Peça também a proteção de Nossa Senhora e que Ela te ajude a dizer sempre “sim” a Deus. Nos dias em que você está na escala de serviço ao altar, procure chegar antes do horário para rezar diante do sacrário – se entregando a Jesus, como um instrumento da graça de Deus.

4.Ir servir com qualquer roupa

Quando falamos em vestes, não nos referimos apenas às vestes litúrgicas dos coroinhas. Essas você já sabe que precisam estar limpas e bem passadas. Aqui quero chamar atenção para a roupa que você usa para ir à igreja. Um coroinha jamais deve ir para a Missa usando bermuda ou qualquer outra peça que exponha seu corpo inadequadamente, e muito menos calçando chinelos. Essas roupas são para outros momentos, jamais para se usar por baixo de suas vestes litúrgicas. Nosso corpo é sagrado, nossa missão de coroinha é sagrada. Essa santidade precisa ser preservada com comportamento e roupas adequadas.

Leia também: Peças essenciais que não podem faltar no armário de um coroinha

5.Deixar de lado a tradição litúrgica

A liturgia não pode ser recriada ou reinventada. Se a regra diz que, durante o serviço litúrgico, é preciso manter determinadas posturas e conservar o silêncio, o coroinha deve preservar rigorosamente essa tradição.

6.Usar a Sacristia para conversas e brincadeiras

A Sacristia é como que uma extensão do altar e deve ter sua sacralidade respeitada. Por isso, procure manter o silêncio neste ambiente e conversar apenas o que for necessário, com um tom de voz respeitoso, sem brincadeiras. É na sacristia que os coroinhas, os sacerdotes e equipe de liturgia se reúnem antes da celebração para se paramentar.

7.Não respeitar o jejum para a celebração Eucarística

A Igreja pede a todos que respeitem o jejum de 1 hora antes de receber a Jesus Eucarístico. Por isso, o coroinha deve ter o cuidado de não ingerir alimento próximo do horário da celebração. Lembre-se meu amigo: quem não respeita o jejum não pode comungar.

Oferecer um serviço agradável a Deus é primordial a todo coroinha. Prestando atenção em sua conduta você pode corrigir possíveis erros que esteja cometendo.

Você conhece São Domingos Sávio – um dos padroeiros dos Coroinhas? Veja 5 fatos curiosos sobre a sua vida.

4 ideias sobre “Os 7 erros mais comuns de um coroinha

    1. Olá Marinete! Que bom que você achou as orientações úteis. Em relação ao cabelo, sim, a coroinha pode usar o cabelo preso em um rabo de cavalo para servir. Na verdade, manter o cabelo preso é uma boa prática, pois ajuda a manter uma aparência ordenada e evita distrações durante a celebração.

      Lembre-se, o importante é que o cabelo esteja bem arrumado, de forma que você possa servir no altar com dignidade e sem distrações.
      Continuar a servir com amor e dedicação é o que mais agrada a Deus. 🙏🏼

    1. Olá! Não fique triste, errar faz parte do aprendizado. Esta tudo bem cometer erros enquanto estamos aprendendo e isso é uma oportunidade para melhorar.

      Olha só, algumas dicas para Não Esquecer de Tocar a Sineta:
      Uma boa ideia é criar um lembrete visual para você. Coloque um pequeno papel ou adesivo no local onde você fica antes de tocar a sineta. Esse lembrete pode ter um símbolo de uma sineta ou simplesmente a palavra “Sineta”. Assim, sempre que olhar para o lembrete, você se lembrará de tocar a sineta no momento certo.

      Outra dica é combinar com um colega coroinha ou o coordenador para que eles façam um sinal discreto para você quando for a hora de tocar a sineta. Trabalhar em equipe pode ajudar a garantir que tudo corra bem durante a celebração.

      Lembre-se, o mais importante é servir com amor e dedicação.
      Continue se esforçando e aprendendo. Estamos todos juntos nesse caminho de servir a Deus da melhor maneira possível.

      Que Deus te abençoe e te ajude a ser uma excelente coroinha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *