Saiba como organizar 100% sua sacristia

Categorias Blog
Sacristia

A sacristia é um dos lugares, dentro da Igreja, que mais precisa de atenção e de cuidados devido o valor sagrado pelo qual está envolvido. Nela são guardados os paramentos litúrgicos, as alfaias, o lecionário e tudo o que será utilizado nas santas celebrações.  Esse já é um bom motivo para que seja um ambiente limpo e organizado, mas a realidade nem sempre é essa. Por isso trataremos aqui de alguns pontos que podem ajudar em aspectos práticos a organização da sacristia de maneira a evidenciar sua importância.

Uma liturgia bem celebrada começa na preparação

A liturgia deve ser pensada e celebrada com toda a dignidade que lhe cabe, zelo esse que tem início dentro da sacristia.  

A sacristia não é um depósito. O espaço deve ser pensado e planejado de maneira a comportar tudo o que necessita. Ter vários armários à disposição facilita a separação, a classificação e disposição dos objetos litúrgicos conforme a necessidade de uso. Aqui, recomendamos a separação dos materiais de acordo com os tempos litúrgicos, e, se possível, um armário só para os ministros. Uma dica que pode ser útil é usar caixas organizadoras e etiquetas. Normalmente estes recipientes contém tampas, isso protege as alfaias de insetos, roedores ou de condições climáticas desfavoráveis como a umidade.

Outro ponto importante a ser observado é a segurança do local, para evitar roubos ou a profanação dos objetos.

Vale ressaltar que objetos sagrados e paramentos bem acomodados facilitam, inclusive, na organização da santa Missa e na vestimenta dos sacerdotes, ministros, coroinhas e de toda a equipe litúrgica.  

Não faça da sacristia um espaço de reuniões

A palavra sacristia significa espaço sagrado. Justamente por isso não deve ser utilizado como sala de reunião e muito menos para conversas paralelas. Antes da celebração é importante que todos os envolvidos na liturgia saibam que se deve buscar manter o tom de reverência e sobriedade em sinal de respeito pelo local e pelo momento litúrgico que se seguirá. A Igreja ainda orienta, por meio do missal, que guardar o silêncio é necessário  “para que todos se disponham devota e devidamente para realizarem os sagrados mistérios” (Instrução Geral Sobre o Missal Romano, 45).

Para alcançar o objetivo esperado, você pode apelar para o recurso visual: faça pequenas placas com avisos, recomendando a postura adequada para aquele ambiente.

Leia também:  O incenso católico é igual aos incensos comuns?

A sacristia é também espaço de evangelização

A sacristia é a extensão do santuário – Casa de Deus. É na sacristia que muitos fiéis procuram pelo sacerdote, antes ou após a santa Missa, para pedir a bênção de objetos, a bênção para si ou para suas famílias. Também ali o fiel deve sentir-se envolvido pelo sagrado, atestando que, de fato, está em uma em um local de oração.

O cuidado com a limpeza

Assim como a igreja, e os seus demais espaços, é importante cuidar para que a sacristia esteja sempre limpa. Cuidar da ventilação desse ambiente é também necessário, tendo em vista a saúde de todos que nele circulam. Enfeitar o espaço com flores naturais demonstra um cuidado com local, além disso as flores ajudam a manter um aroma agradável no ambiente.  

Defina uma pessoa para cuidar da sacristia

Toda paróquia ou comunidade deve ter uma pessoa responsável pela sacristia – o sacristão. É ele quem deve cuidar da organização dos paramentos litúrgicos nos armários, cuidar do estoque de hóstias, vinho, vela, incenso, e tudo o mais que for necessário em vista das celebrações.

É também o sacristão quem prepara os livros litúrgicos para a Celebração Eucarística, separa as alfaias e as vestes sagradas de acordo com o calendário litúrgico. Ou seja, o sacristão é aquela pessoa imprescindível para manter a organização do espaço e garantir o respeito que a este local é devido. Se em sua comunidade é possível contar com alguém neste perfil, não hesite em motivar e convidar para este belíssimo serviço.

1 ideia sobre “Saiba como organizar 100% sua sacristia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *