9 dicas para preparar bem sua ordenação sacerdotal

Categorias Seminaristas

“A celebração da ordenação sacerdotal, também conhecida como ordenação presbiteral, é de grande importância e repleta de significados para o ordenado. É um dia que marcará definitivamente o neo-sacerdote e toda a sua vida pastoral.”

Para que tudo corra bem, o ordenado precisa preparar cuidadosamente os detalhes desse momento, para que nada falte. Pensando nisso, listamos aqui 9 dicas práticas para ajudar na organização de uma ordenação sacerdotal.

  1. Lembre-se do lema de ordenação

Escolha o lema que o acompanhará durante toda a sua vida sacerdotal. Esse lema não é lido durante a ordenação, mas pode estar presente no convite, na lembrança a ser oferecida aos convidados (sugestão: um cartão ou um marca página).

  1. Faça uma lista de convidados

Além da participação dos paroquianos onde a celebração acontecerá, a ordenação sacerdotal costuma reunir os amigos e os familiares do candidato. Por isso, faça uma lista com os nomes dos familiares e amigos que você irá convidar para a sua ordenação. Ter uma estimativa do número de pessoas é importante para organizar – se for o caso – a comemoração após a celebração.

  1. Organize e prepare a liturgia da Celebração

Prepare a liturgia da Missa de ordenação sacerdotal: escolha as músicas que serão tocadas, os músicos e os leitores. Pense em como as leituras bíblicas e os cânticos serão disponibilizados para a assembleia, se por meio de um livreto (que também precisa ser elaborado e impresso) ou por meio de um telão multimídia (nesse caso é preciso indicar o operador os cânticos da ordenação).  Se você será ordenado junto com outros diáconos, façam esse trabalho juntos.

  1. Prepare um convite

Envie os convites com antecedência, principalmente para aqueles convidados que residem fora da cidade onde você será ordenado. E pensando em facilitar para os convidados, no que diz respeito à compra dos presentes que serão ofertados ao neo-sacerdote, faça uma lista de presentes. Dessa forma, você dá a oportunidade de as pessoas saberem o que realmente é necessário. A Arte Sacro Paramentos oferece essa ferramenta. Basta se cadastrar, escolher os itens que deseja incluir na sua lista e indicar no seu convite o site onde os convidados encontrarão sua lista de presentes.

  1. Cuide da preparação das vestes sacerdotais

Dentro da celebração, o ordenado recebe suas vestes sacerdotais. Portanto, dedique um tempo para pesquisar as vestes litúrgicas e adquira-las com tranquilidade. Observe os detalhes das vestes, a qualidade dos tecidos e dos bordados. Essas serão suas primeiras vestes. É importante, assim, escolher algo do seu gosto, que seja confortável e com toda a sacralidade que uma veste litúrgica deve representar.

  1. A recepção dos convidados na ordenação sacerdotal

Se você planeja fazer uma comemoração, observe algumas dicas. Com base no horário em que acontecerá a ordenação sacerdotal, defina qual evento marcará a comemoração deste dia. Se a ordenação for pela manhã, segue-se com um almoço. Se for no início da tarde, pode ser servido um brunch . E se for no fim da tarde, um jantar. Depois de definido, é preciso escolher o cardápio, pensar na decoração do espaço, no objeto decorativo para cada mesa, nos arranjos de flores e, até mesmo, preparar um espaço para as fotos. Para planejar e executar esses detalhes, conte com a ajuda dos leigos da paróquia onde acontecerá sua ordenação. Não esqueça também da lembrancinha que será entregue a cada um que comparecer.

  1. Dica para vencer o nervosismo e ansiedade do dia

No dia da ordenação sacerdotal, é comum que os ordenados sintam certo nervosismo ou ansiedade. Para manter a tranquilidade, um dia antes procure ler os textos bíblicos que serão proclamados durante a celebração. Leia também as perguntas que o bispo lhe fará a fim de refleti-las em seu interior. Procure dedicar esse dia à oração e à escuta de Deus.

  1. Faça uma lista de presentes

A exemplo do que os noivos fazem para preparar a vida de casados, oferecendo aos amigos e familiares dicas e sugestões para aqueles que desejam oferecer presentes, você pode pensar em algo parecido. A ordenação sacerdotal é um tempo completamente novo, um passo definitivo e que, além de marcar – de modo indelével – a sua vida, a mudará em dinâmica prática também. A Arte Sacro oferece um serviço que pode tornar essa dica viável e super útil àqueles que desejam presentear o neo-sacerdote. Basta entrar em nosso site, clicar na opção , fazer e cadastrar sua lista.

  1. Agradecimentos

Batina cotidiana – clique e confira em nosso site!

Ao final da celebração é costume que o neo-sacerdote tenha um momento de agradecimento aos seus pais e àqueles que são mais importantes. Prepare seu agradecimento com antecedência, para que a emoção do momento não lhe atrapalhe com as palavras.
Prepare também algumas palavras de agradecimento para o momento da comemoração. Cite as pessoas importantes para a sua vida, principalmente aquelas que te apoiam e que te influenciaram positivamente durante sua caminhada vocacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *