TEM ALGUMA DÚVIDA?

VEJA O QUE PODE TE AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DO SABER NA LITURGIA E VIDA CRISTÃ:

 

O que são Paramentos Litúrgicos?
R: Vestes sagradas usadas pelo Clero no rito solene da Santa Missa. Além das circunstâncias históricas, os paramentos têm uma função importante nas celebrações litúrgicas: primeiramente, o fato deles não serem usados no cotidiano, tendo assim um caráter cultual, ajuda-nos a romper com o cotidiano e suas preocupações, no momento da celebração do culto divino. Além disso, as formas largas das vestimentas, como por exemplo da casula, põem em segundo plano a individualidade de quem as veste, enfatizando seu papel litúrgico.Pode-se dizer que a “ocultação” do corpo do ministro sob as vestes, em certo sentido, despersonaliza-o, removendo o ministro celebrante do centro, para revelar o verdadeiro Protagonista da ação litúrgica:Cristo. A forma das vestes, portanto, lembra-nos que a liturgia é celebrada in persona Christi, e não em próprio nome.

O que é Liturgia?
R: Liturgia é uma palavra de origem grega, cujo significado é “serviço público”, uma obra realizada em benefício do povo. A Igreja assumiu e aplicou o termo liturgia no sentido de “serviço divino”, serviço religioso e ritual. É, ao mesmo tempo, a salvação realizada por Deus na sua Igreja e o culto prestado a Deus por essa Igreja. Portanto, quando falamos de liturgia, incluímos tanto o agir de Deus em nosso favor, quanto o nosso agir comunitário dirigido a Deus. Então, em liturgia temos dois movimentos: ascendente e descendente. De nós para Deus e de Deus para nós. Elevamos a Deus nossos anseios, súplicas e agradecimentos (movimento ascendente), e de Deus recebemos abundantes graças (movimento descendente).

Quais são as cores litúrgicas?
R: Usa-se Branco, Vermelho, Verde, Roxo, Preto e Rosa.

A cor azul é permitida nos paramentos no Brasil?
R: Com orientação na IGMR e da CNBB, o uso desta cor no Brasil é restrita a pequenos detalhes de algumas vestes litúrgicas desde que a cor branca predomine. O uso total da cor azul só foi concedido por meio do Papa Pio IX em 1864 na região da Espanha e mais tarde à todos os países que foram colônias espanholas. Tal privilégio foi concedido também à Áustria, aos carmelitas e a alguns santuários marianos, sendo também estendido para todas as festas marianasA cor azul não é uma cor litúrgica própria do Rito Romano.  Em suma, a menos que a Santa Sé autorize, usar paramentos azuis no Brasil constitui abuso litúrgico.

Quem pode presidir a Santa Missa?
R: Apenas os Bispos e Padres podem celebrar a Santa Missa - que não se confunde com a Celebração da Palavra, a qual os Diáconos podem presidir (desde que haja hóstia consagrada préviamente por um Bispo ou Padre).

-----

EM BREVE MAIS CONTEÚDO SERÁ PUBLICADO.

TODAS AS PERGUNTAS DO FAQ SÃO RESPONDIDAS CONSULTANDO AS REFERÊNCIAS DA IGMR (Instrução Geral do Missal Romano) E DO CIC (Catecismo da Igreja Católica), ALÉM É CLARO DE ESCRITOS RECENTES DA CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).