4 dicas práticas sobre como envolver a comunidade no Advento e na evangelização

Tempo de leitura: 9 minutos

image_pdfimage_print

Com o Advento, tem início um novo ano litúrgico para a Igreja. Nessas quatro semanas que antecedem o Natal, nos preparamos para a vinda do Menino Deus e, mais do que nunca, a comunidade precisa estar a postos para evangelizar.

Mas, o que pode ser feito para que a comunidade cresça na evangelização durante este período?

Dica 1: Explique o significado da Coroa do Advento para as pessoas e convide-as a fazerem em suas casas

Mais do que um mero enfeite de Natal, a Coroa do Advento possui um significado litúrgico, algo que todo paroquiano deve saber, que enriquece a fé do cristão. Por isso se faz importante uma explicação detalhada do seu sentido e ao que ela nos remete. A coroa também pode ser um objeto que auxilia na novena de natal. Que explicamos melhor como motivar a comunidade na dica 4.

Dica 2: Incentive as famílias a montarem o presépio juntas em casa

O presépio auxilia os fiéis, principalmente as crianças, a recordarem que o Natal é a festa do nascimento de Jesus, nosso Salvador.  É na Igreja que resgatamos os valores cristãos que constantemente são substituídos por campanhas comerciais apelativas que ferem o sagrado pelo conveniente.  Montar o presépio em casa, mesmo que seja de papel, ou até confeccionar com produtos recicláveis une a família no verdadeiro sentido do advento: a espera.
Além de estimular a montagem do presépio pelas famílias, a catequese pode ser um excelente canal para que as crianças tenham acesso a esta devoção natalina.

Dica 3: Fomente o espírito de partilha e realize a coleta da Evangelização

Todos os anos, desde 1999, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove, durante o Advento, a Campanha da Evangelização.  Essa campanha quer recordar que todo fiel em sua comunidade deve ser comprometido com a evangelização. Por isso, no 3º domingo do Advento, como gesto concreto, a Igreja faz a coleta para a campanha, visando arrecadar e garantir recursos para a evangelização e ações de solidariedade aos necessitados. Com qualquer quantia podemos alcançar muitas almas para Deus. Uma sugestão seria convidar algum membro de pastoral para dar um breve testemunho, após a missa dominical, sobre a importância da evangelização .

Dica 4: Promova a novena de Natal dentro da Paróquia e nos lares

Uma prática que tem sido um pouco esquecida, mas que tem grande valor, é a novena natalina.  Promover uma novena de Natal é uma oportunidade para ajudar os fiéis a viver uma preparação adequada para o nascimento de Cristo em suas vidas, em seus lares. Uma novena de Natal une os cristãos em torno do real significado do período do advento: a expectativa pelo nascimento de Jesus que vem viver e reinar conosco.

Nossa sugestão seria a confecção, atuando em parceria com a Pastoral da Comunicação, de um panfleto com datas e horários da novena na paróquia e/ou nas casas das famílias. Este panfleto pode orientar, inclusive, sobre o significado dessa devoção e também, como mencionamos na Dica 1, na confecção e significado da coroa do Advento.

image_pdfimage_print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *